Vitória da Conquista
Parceria entre Secretaria de Saúde e Clínica Veterinária da UniFTC resulta em mais de 200 castrações de cães e gatos

Em setembro do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estabeleceu um convênio com a Clínica de Medicina Veterinária da UniFTC para castrar cães e gatos de Organizações Não-Governamentais (ONGs) e protetores independentes.
Desde então, mais de 200 animais foram castrados. Nesta quinta-feira (11), alunos da instituição, supervisionados pelos professores, realizaram a esterilização de 25 gatas de protetores independentes. Fabiana Souza, uma das protetoras, pôde castrar quatro das sete gatas que moram com ela. Outras cinco gatas resgatadas pela protetora independente Lucélia Santos também passaram pela esterilização.
A seleção dos animais para castração neste ano tem sido organizada diretamente com as ONGs e protetores, priorizando animais de rua e abrigados nas ONGs. Na próxima semana, haverá uma nova ação com os cães machos. Os procedimentos de castração são realizados pelos alunos do curso de Medicina Veterinária da UniFTC, sob supervisão e orientação dos professores.
A ação visa controlar as populações de animais vítimas de abandono e maus-tratos no município, protegidos pelas ONGs e protetores, e facilitar a adoção responsável. A UniFTC disponibiliza as vagas para castração, de acordo com a capacidade da clínica, enquanto a SMS fornece os materiais e medicamentos necessários.
Fonte: www.pmvc.ba.gov.br