Vitória da Conquista
Tempestade com rajadas de vento e granizo causam destruição em duas comunidades rurais do distrito de Bate-Pé

A Coordenação Municipal de Defesa Civil (Compdec) acompanhou neste sábado (13), a situação das comunidades quilombolas de Cachoeira das Araras e São Matheus, ambas no distrito de Bate-Pé, atingidas por uma forte tempestade na noite de sexta-feira (12), com rajadas de vento e granizo.
A chuva deixou um rastro de destruição nas localidades. A chuva intensa e atípica para esta época do ano veio acompanhada por rajadas de vento de mais de 40km/h e granizo, e teve duração de, aproximadamente, uma hora. O vendaval foi ocasionado pelo término do ciclo do fenômeno La Niña e a entrada do El Niño, principais causadores de mudanças climáticas abruptas. Os casos mais preocupantes foram registrados em Cachoeira das Araras, com danos em várias casas, telhados e muros parcialmente destruídos, além de árvores arrancadas.
Entre as edificações comprometidas estão o muro e parte do telhado da Escola Municipal Venceslau Ribeiro do Prado e o muro do cemitério local. Felizmente, ninguém ficou ferido. Moradora da comunidade de Cachoeira das Araras há 46 anos, Abeir Borges conta que poucas vezes ouviu relatos de uma tempestade tão forte quanto a que a ela testemunhou ontem. Ela conta que devido à destruição das linhas telefônicas e da queda de energia, só na manhã deste sábado conseguiu meios de contatar a Defesa Civil. “Lembro de uma chuva parecida em 1987, mas nada que fosse tão rápido e tão forte quanto esta”, relatou Abeir.
Segundo a coordenadora da Compdec, Rosângela Freitas, a Defesa Civil vai fazer o levantamento dos danos e acionar os órgãos competentes para prestar a devida assistência às famílias. “Apesar do alerta laranja, não foi o volume de chuva o principal causador do estrago, mas sim as rajadas de vento e o granizo. Agora vamos fazer o levantamento do número de casas atingidas e acionar os órgãos para prestar ajuda às famílias”, declarou Rosa.
Fonte: www.pmvc.ba.gov.br/