WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Vitória da Conquista

Grupo de Ronda Escolar recebe instrução sobre patrulhamento nas escolas

Nesta quinta-feira (25), o efetivo do Grupo de Ronda Escolar participou de uma instrução oferecida pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Guarda Municipal, sobre Guarda Comunitária no Âmbito Escolar. A formação aconteceu no Estádio Municipal da Zona Oeste “Murilão”.

A instrução faz parte do Projeto de Formação Continuada, e contará com três encontros, tendo como objetivos, promover uma cultura de segurança, de bem-estar e de paz, por meio de ações inerentes ao patrulhamento comunitário escolar, o ensino de valores como bondade, honestidade e justiça, e postura e compostura do agente integrante do GRE.

Segundo o comandante da GM, Cristóvão Lemos, dentro dessas propostas, os agentes foram instruídos sobre como se portar no ambiente escolar, tendo em vista a situação atual de ameaças de violência nas escolas, veiculadas por meio de fake News, em que há a necessidade da presença constante da Guarda nas unidades.

A orientação é para que no ambiente interno escolar seja utilizada a comunicação não violenta, usando técnica e racionalidade para mitigar conflitos e gerar soluções pacíficas com atitudes amigáveis e confiantes.

O comandante enfatizou ainda que o Grupo de Ronda Escolar age em conformidade com os Art. 144 e 205 da Constituição Federal de 1988, que esclarece que “A segurança e educação, direito de todos e dever do Estado e também responsabilidade da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, a fim de promover uma cultura de paz.

Ele também reforçou que a Guarda Municipal reconhece que o ambiente escolar é o caminho que a sociedade percorre para crescer e exercer a sua cidadania. “A missão do GRE é mediar, por meio de ações preventivas na segurança escolar, zelando pelo entorno e participando de ações educativas com o corpo discente e docente das unidades de ensino municipal de forma a colaborar com a implantação da cultura de paz na comunidade local”, concluiu.

 

Artigos relacionados

Fechar