Vitória da Conquista
Adolescentes do Cras Vila América participam de atividades pelo Dia Mundial dos Animais

Os adolescentes que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras Vila América fizeram um piquenique na Praça da Juventude na terça-feira, 3. A ação contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente para a realização de palestras e atividades lúdicas que alertaram os jovens sobre a importância de se conviver em harmonia com os animais e com a natureza.
A ação faz referência ao Dia Mundial dos Animais, comemorado em 4 de outubro. Durante a tarde foi ministrada uma palestra conduzida pela técnica em meio ambiente, Scheyla de Oliveira, e pela educadora ambiental, Lucinéia Soares. Os jovens aprenderam um pouco sobre o que são maus-tratos com animais e como proceder em uma situação como essa. “Além disso, é importante que as crianças saibam quais são os animais domésticos que podemos ter em casa, e quais os animais silvestres, que devem estar na natureza. Estamos aproveitando o Dia dos Animais para conscientizar as pessoas” completou, Scheyla.
- Scheyla, Kelly e Lucinéia
- Palestra sobre o convívio entre seres humanos e animais
Além da palestra, os adolescentes exercitaram o lado criativo e artístico. Com o apoio da técnica em programas sociais do Sesc, Lília Oliveira, foram realizadas pinturas corporais em referência aos animais e à natureza. “Através da pintura, as pessoas podem se expressar. Os desenhos feitos nos braços dos meninos e meninas são para que eles saiam daqui com algo que marque a visita a este espaço”, relatou a técnica.
“É fundamental que os nossos jovens tenham momentos ao ar livre e entrem em contato com a natureza. Essa é uma forma de conscientizá-los sobre as pautas ambientais e também é um meio de criar memórias felizes, fortalecendo os laços comunitários”, explicou a gerente do Cras, Kelly Newton.
- Lília
- Pintura corporal
- Gabriela
A adolescente Gabriela Silva exercitou a criatividade e com a ajuda da técnica Lília pintou uma borboleta em seu braço. “Hoje eu me diverti muito. Participar da palestra me fez aprender muitas coisas. Agora, eu sei porque o meio ambiente é importante para a gente e para os animais, se eu ver alguma coisa errada acontecendo devo denunciar”, afirmou Gabriela.