Vitória da Conquista
Mutirão de atendimentos oftalmológicos chega ao distrito de José Gonçalves. Neste domingo a equipe estará em Bate-Pé

A manhã de sábado (25) foi de muita expectativa e alegria para a população de José Gonçalves. O distrito recebeu o Mutirão Oftalmológico promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), e pelo Instituto Amai. Neste domingo (26), a ação chega ao distrito de Bate-Pé. O objetivo é realizar mais de mil atendimentos na zona rural e um total de 3.500 pessoas ao longo de seis dias de mutirão.
A ação é direcionada a estudantes e profissionais da Rede Municipal de Ensino, e a pessoas com agendamento realizado pelas unidades de saúde do município, com idade de 10 a 65 anos . Havendo disponibilidade de senhas, também será atendida a demanda espontânea, na mesma faixa etária.
Durante o mutirão, os pacientes passam por consultas oftalmológicas completas, para avaliação das diferentes condições visuais, como glaucoma, ceratocone, pterígio e erros de refração (miopia, astigmatismo e hipermetropia). Dentre aqueles que necessitam do uso de óculos, é feita uma seleção de acordo com critérios de prioridades clínicas e sociais para que sejam contemplados para receber os óculos gratuitamente, com previsão de entrega em até 60 dias. Ao todo, serão distribuídos 1.300 óculos completos, selecionados conforme a prescrição médica.
Secretária de Saúde, Fernanda Maron destaca a importância de ampliar e democratizar o acesso das ações de saúde em todo o território de Vitória da Conquista. “A ação ficou durante a semana no Glauber Rocha, e no fim de semana na zona rural. Identificamos uma demanda referente a oftalmo em nosso município, então o mutirão vem para atender o público que possui entre 10 e 65 anos. A demanda foi regulada pela nossa Central de Regulação e também baseada em todo o diagnóstico da situação de demanda reprimida nas nossas unidades. É uma forma de dar mais acesso à população a exames de oftalmo e ao cuidado da saúde ocular”.
Diretor médico do Instituto Amai, Hélio Santos ressaltou que os exames são fundamentais para a identificação de diferentes doenças que afetam a visão dos brasileiros. “A importância é enorme para o rastreio de várias doenças e correção delas, como miopia, hipermetropia, astigmatismo, glaucoma, catarata. Estamos realizando mais um dia de ação com consultas oftalmológicas e ofertas de óculos para os casos específicos prescritos pelo médico, principalmente para a população menor que 18 anos e os maiores de 60 anos, com graus mais fortes e que necessitem de um óculos com lente corretiva”.
A população que compareceu à Subprefeitura de José Gonçalves se mostrou muito feliz com o atendimento e a oportunidade de cuidar de um aspecto da saúde que afeta o dia a dia. Dona Etiene Oliveira, de 64 anos, expressou gratidão por ser atendida de forma respeitosa por toda a equipe do mutirão. “Fui muito bem recebida, passei por todos os procedimentos e já saí com os meus óculos, que eu não iria ter condições de comprar agora. Tenho dificuldades para enxergar de perto e de longe, e isso me atrapalha muito. O médico inclusive me indicou para fazer uma cirurgia, que tenho medo, mas se for necessário, vou fazer. Muita gratidão e respeito pelo trabalho de todos”.
A cabeleireira Ananda Lopes foi acompanhada da sobrinha, Sophia, e as duas saíram com o encaminhamento para receber os óculos. “Eu sentia muita dor de cabeça, dificuldade pra enxergar, e tava precisando fazer os exames. Aproveitei a ação, trouxe ela, e nós duas fomos muito bem atendidas”. Já Liliane Sampaio trouxe a filha Ester, que também foi contemplada com os óculos gratuitos. “Ela forçava muito as vistas, tinha dor de cabeça, atrapalhava na escola. Estou muito feliz pelo atendimento, por ela conseguir os óculos. Tudo perfeito”.
Sobre o Instituto Amai
Com o lema “Saúde Humanizada”, o Instituto Amai tem cinco anos de atuação e é especializado na realização de mutirões e gestão de unidades de saúde, com compromisso, acolhimento e o cuidado gratuito, especialmente de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

































