Geral
Crianças encontradas vivas na selva após 40 dias da queda de avião na Colômbia
Irmãos sobreviveram na Amazônia e foram resgatados por militares. A mãe delas e mais dois adultos morreram no acidente, em 1º de maio. Por g1

Após 40 dias de buscas intensas na selva colombiana, as quatro crianças que estavam desaparecidas desde a queda de um avião foram encontradas vivas. A notícia foi confirmada pelas Forças Armadas da Colômbia e pelo presidente Gustavo Petro, que expressou sua felicidade e chamou o resgate de um “grande presente para a Colômbia” em uma postagem nas redes sociais.
Os irmãos, que pertencem à etnia indígena uitoto, têm 13, 9, 4 anos e um bebê de 11 meses, que completou um ano durante o período na selva. Infelizmente, a mãe das crianças, Magdalena Mucutuy Valencia, o piloto e outro passageiro não sobreviveram ao acidente, que ocorreu em 1º de maio. Os nomes das crianças são Lesly Mucutuy, Soleiny Mucutuy, Tien Mucutuy e Cristin Mucutuy.
Embora as autoridades não tenham fornecido detalhes sobre o estado de saúde das crianças, sabe-se que elas estão desidratadas, com picadas de insetos e leves ferimentos, principalmente nos pés devido às longas caminhadas descalças na selva.
O presidente colombiano destacou a resiliência das crianças indígenas, mencionando que sua capacidade de se defenderem foi fundamental para sua sobrevivência. Ele os chamou de exemplo de “sobrevivência total” e afirmou que eles se tornaram “os filhos da paz”.
No entanto, o cachorro Wilson, um pastor belga de 6 anos que auxiliava nas buscas e ajudou a encontrar o avião e os corpos das vítimas adultas, ainda está desaparecido. Embora pegadas do animal tenham sido encontradas junto com possíveis marcas das crianças, Wilson não estava com elas durante o resgate.
As autoridades continuam empenhadas na investigação do acidente e no esforço para localizar o cachorro desaparecido. A comunidade acompanha de perto as atualizações sobre esse caso que emocionou a todos e levanta questionamentos sobre o que aconteceu durante os 40 dias de sobrevivência das crianças na selva.
Essa história de resiliência e esperança mostra a força das crianças e o comprometimento das equipes de resgate. Nossos pensamentos estão com as crianças resgatadas, desejando-lhes uma recuperação completa, e também com as famílias que sofreram essa trágica perda.
Fonte: g1.globo.com