WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Polícia

Piloto de Avião com 500 Kg de Cocaína é Preso em Campo Grande

A Polícia Federal efetuou a prisão, em Campo Grande, do piloto responsável pela aterrissagem forçada de uma aeronave no interior de São Paulo, carregada com 500 quilos de cocaína, após ser interceptada por um caça da Força Aérea Brasileira (FAB).

O indivíduo estava em fuga desde o dia 18 de janeiro, quando ocorreu a interceptação e apreensão da droga. O mandado de prisão preventiva foi emitido pela Justiça Federal e cumprido na última quinta-feira (14). Além da prisão, os agentes realizaram dois mandados de busca, com o intuito de fechar o cerco contra outros possíveis membros da quadrilha.

A identidade do piloto detido não foi divulgada. Suspeita-se que ele prestava serviços para grupos envolvidos no tráfico internacional de cocaína. Segundo a PF, as investigações e buscas continuam. O indivíduo será indiciado por tráfico internacional de entorpecentes.

A aeronave foi detectada pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e de Controle Aéreo (Cindacta) ao cruzar a fronteira do Paraguai com o Brasil, em Mato Grosso do Sul, em janeiro deste ano. Dois caças A-29 Super Tucanos passaram a escoltar a aeronave, que não havia apresentado plano de voo. Confirmada a suspeita de voo clandestino, o comandante de um dos caças ordenou ao piloto aterrissar imediatamente em um aeroporto ou aeródromo. O piloto fez um pouso forçado em uma plantação de soja, no município de Santa Cruz do Rio Pardo, interior paulista.

Segundo a polícia local, testemunhas relataram que duas pessoas abandonaram a aeronave e fugiram em direção a uma mata. Contudo, a PF afirmou que apenas o piloto estava na aeronave, cuja cabine estava abarrotada de droga. A pesagem totalizou 528 quilos de cocaína, avaliada em mais de R$ 15 milhões.

Somente este ano, a PF conduziu outras cinco grandes apreensões de drogas transportadas em voos clandestinos de pequenas aeronaves. Em todas essas operações, a atuação conjunta das forças de segurança tem sido determinante para o sucesso das apreensões e para conter as atividades ilícitas relacionadas ao tráfico de drogas.

Artigos relacionados

Fechar