WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Geral

Dengue preocupa novamente em Vitória da Conquista com alto índice de infestação

Entre os dias 2 e 10 de dezembro, o quarto Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) revelou que Vitória da Conquista atingiu um Índice de Infestação Predial (IIP) de 2,6%, superando o limite recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de até 1%.

Durante o levantamento, 5.095 imóveis foram vistoriados por agentes de endemias em 80 localidades da área urbana. Os dados mostraram que, enquanto 54 dessas localidades apresentam índices dentro do ideal, outras 26 possuem IIP variando de 1,1% a 18%. Com base nesses resultados, a Secretaria Municipal de Saúde irá direcionar ações prioritárias para os bairros mais afetados.

Renato Freitas, coordenador municipal de Controle de Endemias, afirmou que o índice está alinhado com as observações realizadas pelos agentes. Segundo ele, em algumas áreas, tem aumentado o número de reservatórios de água, muitas vezes sem proteção adequada. “Com esses dados, intensificaremos visitas residenciais, mobilizações sociais e campanhas educativas nos bairros com maior infestação”, destacou.

Situação das arboviroses

Conforme o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na 48ª semana epidemiológica (24/11/2024 a 30/11/2024), foram registrados 69 casos suspeitos de arboviroses. Desses, seis foram confirmados como dengue, enquanto não houve confirmações para zika ou chikungunya.

Como prevenir o Aedes aegypti

Para evitar a proliferação do mosquito transmissor, siga estas orientações:

Receba os agentes de saúde e endemias;

Esvazie garrafas, potes e vasos;

Armazene pneus em locais cobertos;

Limpe as calhas regularmente;

Mantenha caixas d’água, tonéis e reservatórios bem vedados;

Use areia nos pratos de plantas;

Amarre bem sacos de lixo e evite acumular sucatas e entulhos.

Fique atento aos sintomas

Se apresentar febre alta, dores musculares, nas articulações ou atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele e dor de cabeça, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima. A prevenção é o melhor caminho para combater a dengue!

Artigos relacionados

Fechar