Vitória da Conquista
Em coletiva de imprensa, Prefeitura e forças de segurança destacam planejamento preventivo e uso de tecnologia de ponta no Arraiá da Conqusta

Foto: Reprodução
Na terceira noite do Arraiá da Conquista, a Prefeitura Municipal e as forças de segurança pública realizaram uma coletiva de imprensa para apresentar o balanço das ações e reforçar as medidas preventivas que asseguram que a festa ocorra com total tranquilidade para o público e para os trabalhadores do evento, a exemplo do fechamento temporário dos portões quando o parque atingir a lotação considerada segura pelos órgãos de segurança pública.
A prefeita Sheila Lemos enfatizou que o sucesso da festa é resultado de uma operação integrada e contínua. Para a gestora, o foco principal é o bem-estar do cidadão.
“Não basta apenas o folião entrar no espaço; ele precisa ter conforto e segurança. Por isso, trabalhamos para que o Parque de Exposições seja o espaço mais seguro da Bahia”, afirmou a prefeita.
Tecnologia e integração
O planejamento estratégico da segurança foi destacado como prioridade pela gestão municipal. O secretário de Segurança Pública, Cristóvão Lemos, ressaltou a importância da parceria entre os órgãos: “Conseguimos alinhar todos os esforços para garantir que este seja, de fato, um evento belíssimo e tranquilo para as famílias”.
A Polícia Militar apresentou números robustos. O comandante da CPR Sudoeste, Coronel Paulo, explicou que o efetivo foi reforçado para atender à grande concentração de público. “Temos mais de 150 policiais militares empregados por dia no São João. Com o apoio do Comando Geral e do Governo do Estado, trouxemos uma Plataforma de Observação Elevada (POE), que permite monitoramento móvel 360°. Somado às câmeras fixas, esse sistema de inteligência nos permitiu identificar e prender, apenas no último fim de semana, três pessoas com mandados de prisão em aberto”, pontuou.
- Capitão Cristóvão Lemos
- Coronel Paulo
- Delegado Roberto Júnior
Atuação preventiva
A Polícia Civil trouxe uma estrutura inédita para Vitória da Conquista, instalando uma Delegacia Especial Diária, similar ao modelo utilizado no Carnaval de Salvador. O diretor da instituição, Roberto Júnior, fez uma avaliação positiva dos primeiros dias, com índices baixíssimos de ocorrência. “Além da estrutura física com delegados e investigadores, estamos com drones e policiais civis circulando infiltrados entre os foliões para prevenção. O resultado é claro: pouquíssimas ocorrências e uma atuação rápida e eficaz”, explicou.
O Corpo de Bombeiros também reforçou que o êxito da operação é fruto de um trabalho que começa muito antes da abertura dos portões. “Essa integração entre órgãos de segurança e a Prefeitura resulta na melhor festa da Bahia. Para nós, bombeiros, a prevenção é algo caro e antecede os dias do evento”, destacou o comandante, tenente-coronel Gabriel de Jesus Pena.
Pena também explicou que o fechamento dos portões é temporário e que no segundo dia do evento os portões foram reabertos antes do cantor Pablo subir ao palco.
Após a coletiva, a prefeita Sheila Lemos e sua equipe de governo realizaram uma visita técnica aos estandes das forças de segurança, da Defensoria Pública e da Secretaria Municipal de Saúde, conferindo o suporte oferecido aos participantes do evento.
Cultura/ PMVC


























