
A Defesa Civil em Ilhéus emitiu um alerta à população, orientando os moradores a redobrarem a atenção devido ao período chuvoso previsto para este final de semana. O órgão ressalta a possibilidade de fortes chuvas e aconselha aqueles que residem em áreas de risco a deixarem suas casas em caso de perigo iminente, buscando abrigo.
A cidade já registrou um acumulado significativo de 252 milímetros de chuvas desde a última terça-feira (23). O transbordamento do Rio Cachoeira resultou em alagamentos em pontos do Banco da Vitória. Até o momento, 10 pessoas foram acolhidas na Escola Municipal Herval Soledade.
A Defesa Civil enfatiza a atenção necessária para os moradores de áreas de encostas e morros, devido ao solo estar encharcado. Em caso de qualquer movimento de terra suspeito, a população é instada a acionar a Defesa Civil através do número (73) 97400 – 7521 (WhatsApp) ou ligar para o Corpo de Bombeiros na Central 193.
Equipes de limpeza estão em ação, realizando a desobstrução de córregos, canais, bueiros e a remoção de resíduos que impedem a circulação nas vias públicas. Além disso, há a retirada de barro do interior das residências afetadas. Para garantir a segurança das comunidades ribeirinhas e áreas de risco, a população é orientada a evacuar imóveis danificados e procurar abrigo em casas de parentes, amigos ou nos abrigos institucionais temporários.
A Defesa Civil monitora a situação através de vistorias e ações preventivas, como a proteção provisória de taludes com lonas. Todas as secretarias municipais permanecem mobilizadas para atender às ocorrências e fornecer a assistência necessária às famílias afetadas. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a previsão indica a possibilidade de mais 85 mm de chuva até esta segunda-feira (29).